• 16 JUL 18
    • 0
    O impacto da arte na saúde

    Pintar, dançar, atuar ou mesmo apreciar manifestações artísticas melhora a qualidade de vida.

    O Conselho de Artes da Inglaterra lançou faz pouco tempo um documento enumerando as vantagens de incentivar atividades culturais para a sociedade como um todo. E um capítulo que recebeu muito destaque é justamente o voltado ao bem-estar. Segundo o artigo, pessoas que comparecem a pelo menos um evento artístico por ano têm uma chance quase 60% maior de afirmar que são saudáveis em comparação com quem não frequenta museus, teatros, concertos…

    “O simples ato de vislumbrar quadros já diminui a produção de substâncias estressoras, que podem contribuir para uma série de complicações”, explica Ricardo Monezi, psicobiólogo da Universidade Federal de São Paulo. “E se, além de observar pinturas, você desenhar, provavelmente esses efeitos serão ainda mais intensos”, afirma.

    6 benefícios de se aproximar das artes

    1. Educação: Aulas de música, fotografia e afins facilitam o aprendizado de matemática e outras disciplinas.

    2. Civilidade: Jovens que participam com frequência de práticas culturais são duas vezes mais propensos a realizar trabalhos voluntários.

    3. Saúde emocional: A dança seria capaz de aliviar sintomas de depressão e ansiedade e o sentimento de solidão. Além disso, os ritmos musicais estimulam a criatividade e a integração social.

    4. Foco: Cantar em um coral estimula, entre outras coisas, habilidades cognitivas como a concentração e a memória.

    5. Perda de peso: Participar de aulas de dança regularmente é uma ótima maneira de eliminar os quilos extras.

    6. Condicionamento físico: Quem mexe o esqueleto ao som de uma música também aumenta a flexibilidade, a força e o equilíbrio.

    Fonte: Saúde Abril

    Deixe um comentário →

Deixe um comentário

Cancel reply

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades.

Envie sua sugestão

Tem uma matéria do seu interesse? Alguma sugestão de informação? Envie um e-mail para nossa equipe: sugestao@tommasi.com.br